quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CIRCO DALLAS CHEGA EM ENTRE RIOS EM CURTÍSSIMA TEMPORADA




O circo apresenta os espetáculos “O maior espetáculo da Terra” pelo Programa Petrobras Cultural e “Vamos rir até chorar” patrocinado pela Funarte


Viajando pelo interior da Bahia há 35 anos, o CIRCO DALLAS estreará seu espetáculo “CIRCO DALLAS – O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA”, na próxima sexta, sábado e domingo (21 a 23/09), na Rua Luiz Gonzaga, s/n, em Entre Rios. O projeto tem o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Na segunda (24), o CIRCO DALLAS apresenta o espetáculo “Vamos rir até chorar” para crianças de escolas públicas da cidade, dentro do projeto “NA TRILHA CIRCENSE NO CIRCO DALLAS”, contemplado pelo Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo – 2010 da Funarte.

“O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA” é resultado de uma pesquisa para realização de espetáculos de circo tradicional, que revivem os bons tempos do circo-teatro, com apresentação de números circenses na primeira parte do espetáculo e encenação de peças teatrais na segunda parte, o espetáculo recebeu o patrocínio da Petrobras, em 2010, sendo o único circo baiano ganhador do Programa Petrobras Cultural, naquele ano.

“VAMOS RIR ATÉ CHORAR” é fruto do intercâmbio entre o Circo Tradicional e o Circo Novo. Durante 6 meses a trupe do CIRCO DALLAS treinou em parceria com Fábio Francisco (Bimbinho), líder da trupe NAÇÃO CIRCENSE.

Para Luiz Milton Lago, diretor artístico do Circo Dallas, “apresentar esses espetáculos nas cidades do interior da Bahia é muito bom, pois ajuda o desenvolvimento dos circos itinerantes e leva para o público, espetáculos que eles não tinham mais costume de assistir”.

Reviver o circo-teatro, mais do que uma forma de homenagear o circo do Brasil e do mundo, é também uma maneira de resgatar uma arte milenar e preservar seus números e suas apresentações mais tradicionais. Reforçando a tradição circense, o Circo Dallas pretende trazer para a atualidade espetáculos circenses com rico conteúdo, espetáculos estes que eram assistidos pelos grandes artistas e intelectuais do início do século XX.

O Circo Novo e o Circo Tradicional

O Circo Dallas, que há 35 anos viaja todo o nordeste brasileiro apresentando espetáculos de circo tradicional, em uma trajetória itinerante, está em sua quarta geração de artistas circenses. Formado por uma trupe de 30 pessoas, o Circo Dallas costuma ser armado em cidades do interior e comunidades longe dos centros da cidades, com pouco acesso ao lazer e à cultura.

O grupo NAÇÃO CIRCENSE surgiu em 2009, da união de seis artistas de circo formados na Escola Picolino de Artes do Circo. Com espetáculos de Novo Circo, com rico teor cultural e informativo, o grupo aborda, de forma pedagógica, temas da cultura afro-brasileira, para difundir as artes circenses.

A união do circo tradicional com o novo circo está presente no projeto NA TRILHA CIRCENSE, que consiste na realização de espetáculos tradicionais apresentados pela trupe do Circo Dallas e pelos artistas do grupo Nação Circense. Além das apresentações artísticas, o projeto prevê um rico intercâmbio entre os dois elencos, com oficinas, debates e apresentação coletiva para alunos de escolas públicas.

O quê:“Circo Dallas – O maior espetáculo da terra”.
Quando: 21 a 23 de setembro (sexta a domingo, 20:30).
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)

O quê:“Circo Dallas – Vamos rir até chorar”.
Quando: 24 de setembro (segunda, 15h).
Ingressos: Grátis para alunos de escolas públicas

Onde: Na Rua Luiz Gonzaga, s/n. Entre Rios/BA
Informações:Luiz Milton – (71) 9948.8965,www.circodallas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário